5 de mar. de 2013

Sobre saudades


Resposta a alguém que disse "saudade é o que sinto agora, só isso":

"Saudade faz chorar a cada lembrança de quando os objetivos pareciam estar próximos, de quando havia vontade de estar junto e caminhar junto. Saudade é ter que conviver com a ausência e sufocar o amor todos os dias. Saudade dói, consome. É o que sinto agora. É o que sinto todos os dias. Sinto saudades de quando não sabia que a sua saudade era diferente da minha".

Saudade

Êta menino viajante,
desapegado
que passou e deixou
um terremoto em mim.

Nêgo, 
se és pássaro
e vives de vôos,
vá!

Mas leve contigo
o terremoto
e tudo que traz
lembranças de ti.

Que já não suporto
o estrago
dessa saudade
que quase me mata.


2 comentários:

  1. Êta coraçãozinho lindo!
    Menina poeta, sinto-me despido de certezas, deserdado da segurança gostosa, durável, longamente tecida... Dessa antiga colcha que me abriga e aquece.
    Na minha nudez, me vejo projetado nos olhos do outro com toda humanidade latente, pele e palma sangrada... Covardemente recuso estender a mão ao suplicante!
    Espelho de poetisa onde me vejo e igualmente(?) sofro, porque tão inesperadamente o verso me atinge fora da confortável concha, longe de meu inerte abrigo. Escapa-me, de vez, a humanidade vaga.
    Amei e senti dor ao mergulhar na agudez de seu poema, no corte da navalha de sua(?) saudade expressa versos!

    ResponderExcluir
  2. Me sinto ligeiramente confortável por saber que partilhas comigo um pouco dessa sensibilidade - artigo raro, que as pessoas acostumaram-se a deixar anestesiado em si. Nessa sociedade mergulhada em valores neoliberais, saudade, amor e amizade são palavras vãs, ditas ao vento, superficiais e fluidas. Há pouco sentimento ou, se o há, está escondido, covarde, dentro de uma caixinha qualquer de orgulho...
    Agudez? não existe maior que a do Chico, ao dizer "a saudade é o revés de um parto; a saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu..."
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...